Procure aqui um assunto do seu interesse:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Meu TCC - Arquitetura Bioclimática

Olá meus amigos,


Hoje venho fazer uma postagem muito especial pra mim. Um novo ciclo foi concluído e a tão esperada graduação chegou. Agora sou Arquiteto e Urbanista. Já fiz "textão" no face agradecendo a um montão de gente e aproveito pra agradecer a vocês que me acompanham só aqui pelo blog e sempre me mandando e-mails com muito carinho! Nem sempre dá pra responder a todos, mas eu tento. Obrigado!


Meu TCC trata-se de uma Edificação Residencial Bioclimática, com foco no Conforto Térmico, na cidade de Aracati-CE.

...Afinal, em tempos de Crise energética e aquecimento global, surge a necessidade de uma arquitetura que se adapte ao clima local, utilizando os recursos da própria natureza...
A utilização de uma arquitetura bioclimática onde o projeto recebe toda a influência do clima local, utilizando este a seu favor. A inserção de técnicas específicas e elementos regionais na busca de integrar a casa com a paisagem através de uma relação de respeito e harmonia entre ambas. Trazer a natureza para dentro e a casa para fora.
 Cozinha, Despensa, Lavanderia, Garagem, Hall de entrada, Sala de Estar, Sala de Jantar, Lavabo, Área de lazer, Suíte do casal, Closet do casal, B.W.C do casal, Suíte da filha, Closet da filha, B.W.C da filha, Suíte do filho, Closet do filho, B.W.C do filho, Suíte Hóspede, Closet Hóspede, B.W.C Hóspede.


Beleza e harmonia com o ambiente natural, a edificação preza pelo traço simples, sem chocar o entorno em que está inserida.
Com os olhos na arquitetura vernacular e o uso das mais diversas técnicas de sombreamento, a casa é marcada por brises e grandes varandas com beirais generosos que protegerão o interior da casa dos raios de sol.



“Não existe trabalho de arquitetura sem considerar as questões ambientais”
João Filgueiras Lima (Lelé)

Utilização da água e da vegetação como importantes elementos moderadores do clima e não só meramente decorativos.


A área de repouso, definida pelo zoneamento, foi posicionada e privilegiada pela ventilação da fachada norte. 


Táticas previamente estudadas para o resfriamento dos ventos como a localização da piscina, dada através da evaporação da água e a massa vegetal fortemente presente no projeto, proporcionam uma maior sensação de conforto térmico na edificação.

A cidade de Aracati, por ser litorânea, recebe a brisa fria que vem do mar. Com os ventos predominantes da direção nordeste/sudoeste, projetou-se captores de ventos e sistema de ventilação cruzada nos ambientes da edificação
Sistema de ventilação cruzada na cozinha.
E este aqui é quem vos fala, no auge do nervosismo da apresentação para a banca.
E aqui encerramos mais um post, cheio de orgulho, eheheh! Carregado de planos para o ano que vem, muitas novidades, principalmente aqui no blog. Mas por enquanto, vamos continuar as postagens que tenho muita coisa pra mostrar pra vcs!
Tem a história de uma Pizzaria que passou por uma reforma e virou um Restaurante gastronômico.
E tem também aquela varanda que virou espaço gourmet com direito a caramanchão e até uma hidro!
Espero vocês no próximo post! Até lá!






2 comentários:

  1. Teria como você disponibilizar seu TCC?

    ResponderExcluir
  2. Ou se possivel, pode entrar em contato cmg pelo e-mail: pamella_renatha@hotmail.com

    ResponderExcluir