sábado, 30 de junho de 2012

Como esfriar uma parede quente?

Olá pessoa!
Resolvi fazer uma reforminha na suíte aqui em casa. O Apolo (meu cachorro) perdeu a casinha dele e nós ganhamos um closet!!! Eheheh
Que maldade né não? Olha só a carinha dele de INsatisfação durante a obra:
Bem, mas o que podemos fazer né? Mas não se preocupem, ele não ficou ao relento, ganhou uma área coberta maior!!!
A suíte ficou maior já que não precisamos mais do guarda roupas... 
Na parede onde ele ficava, agora está a cama. Colocamos uma testeira de MDF na cor Nogueira Imperial e um Papel de parede para ficar mais aconchegante! Vejam como ficou:
Falta colocar as portas no closet! O piso foi forrado com carpete!

Eis agora a grande questão!
Essa parede recebe todo o sol da tarde, aquecendo demais o quarto e a testeira da cama!
Sendo assim, resolvi repetir a experiência de um grande amigo meu (Dr.Klaus) que está bastante satisfeito com o resultado. Aplicamos Isopor em toda a parede pelo lado externo. Fotografei tudo, eis o passo a passo:
Essa é a parede emquestão, fotografada pela manhã!

Medimos os espaços e marcamos deixando 10 cm entre as peças de isopor (1,0x1,0m).  Utilizamos quatro  parafusos para prender cada peça de isopor.

Na ponta de cada parafuso colocamos um arame para ultrapassar o isopor que media 5cm de espessura.

Para fixar bem, na ponta dos arames colocamos pequenos pedaços de ferro.

O próximo passo foi preencher os espaços vazios entre os isopores com argamassa.

Em seguida, colocamos a tela de arame (essa usada em cercados de aves).

Agora chapiscamos tudo. A tela é para ajudar o cimento a aderir no isopor.


Espera secar bem. No dia seguinte é só rebocar e pronto. É impressionante o resultado, eu garanto!

Pronto gente, é isso aí, um pouco trabalhoso porém o benefício é compensador! A parede passa a tarde inteira no sol e no entanto, dentro ela está friinha, friinha!!! Se alguém quiser se arriscar, pode colocar sua dúvida aqui que respondo!

Abraço e até a próxima!!!


126 comentários:

  1. Oi Rodrigo
    adorei suas dicas e o closet ficou show!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo
    Já q vc falou que poderíamos tirar dúvidas olha eu aki novamente!
    A parede do quarto dos meus filhos bate sol o dia todo ,esquenta mt.mas já esta rebocada ai marido ñ vai querer fazer esse processo de jeito nenhum porque a parede é enorme são dois quartos,total 7x3.
    Gostaria de colocar o isopor pela parte de dentro e depois fazer o guarda roupa por cima pra esconder.será q resolve???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que resolva sim Zilene!
      Estou prestes a fazer algo parecido no quarto do bebê de um casal de amigos. A parede é quente, tarde toda no sol. Daí como eles vão fazer o rebaixo de gesso no teto, sugeri q revestissem toda a parede com isopor, por dentro e em seguida cobrissem com as mesmas placas de gesso utilizadas no forro. Acredito que dessa forma o calor não chegará dentro do quarto!!!

      Excluir
  3. Oi Rodrigo, meu quarto tem uma janela de vidro enoorme que fica de frente pro sol,e meu quarto fica muito quente o que posso fazer pra amenizar a situacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. insufilme ameniza o calor em até 80% e é bem em conta.

      Excluir
  4. Difícil Anônimo!
    Mas a solução mais prática que vejo é plantar uma árvore na frente, se for possível.
    Uma cortina com black-out também ajudará!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo, legal mesmo! Parabéns cara!! Mas também quero explorar seu conhecimento. Você, claro, já conhece os vários telhados de amianto que este Brasilzão possui; Pois bem,... fiz um barraco em um terreninho e estou com aquecimento no telhado, que esquenta bastante; Pintei de branco, melhorou, mas acho que estou precisando fazer algo parecido, fixando as placas embaixo das telhas. Tentei fixar o isopor com cola, mas o calor resseca a cola e ela tem soltado em alguns pontos. Tem alguma idéia? Um abraço. ROGÉRIOBRUM@ITE.NET.BR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TENTE FAZE O SEGUINDE PRIMEIRO COBRI SEU TELHADO COM MANTA E DEPOIS RECOBRIR COM OUTRO TELHA(DO MESMO)POR CIMA. COBRIDO ASSIM O TELHADO ANTIGO E A MANTA, FORMANDO DOIS TELHADO COM UMA MANTAR ENTRE OS DOIS.

      Excluir
  6. Rogério, meu velho! Primeiramente espero que suas telhas sejam de fibrocimento, sem amianto, pois essa substância possuí propriedades cancerígenas e foi proibido sua venda. As antigas deverão ser substituídas. Bem, quanto a sua dúvida, não sei bem como é o seu "barraco", nem como vc colou o isopor na telha... mande-me uma foto. De qualquer forma,talvez fosse viável forrar com gêsso e colocar o isopor entre a telha e o gesso. (nunca fiz isso, é só uma idéia)

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo essa sua dica Do isopor é tudo de bom...adorei viu.
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  8. OIIIE ADOREI SEU POST, MAS TENHO UMA DUVIDA, EU ESTOU QUERENDO COLOCAR O ISOPOR EM TODAS AS PAREDES DE DENTRO DA MINHA CASA, POR MOTIVO DE UMIDADE NA PAREDE, POIS NÃO QUERO TER QUE QUEBRAR TODAS AS PAREDES, SE FOSSE SÓ UMA AINDA VAI NÉ, ...
    EU QUERIA SABER, FAÇO ESSE PROCESSO E DEPOIS DO ARAME E DO CIMENTO, A PAREDE FICA DURINHA, OU VAI TER PERIGO DE QUEBRAR O ISOPOR FUTURAMENTE....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine,
      Esse post é sobre como esfriar uma parede quente. Não recomendo fazer isso na casa toda ainda mais pelo lado de dentro. No seu caso, o problema é salitre. Procura direitinho que tem outro post aqui no blog falando sobre como tratar o salitre!
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  9. EI SI EU QUIZER COLOCAR NA MINHA CASA FORRO DE ISOPOR EM VEZ DE PVC VOCE AXA QUE ESQENTARIA DA MESMA FORMA SI FOSSE PVC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Rapaz, vai depender... não é o forro que esquenta e sim a coberta. Principalmente se ela for muito baixa. Se sua casa for apenas coberta com telhas e vc forrar, sim claro que vai esquentar, pois vai bloquear o vento q circula entre as telhas. Mas em compensação, diminui consideravelmente a sujeira q cai do telhado.

      Excluir
  10. bpm dia precisava de uma dica de como deixar um ambiente menos quente, se ele for coberto com telha brasilit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o calor está vindo do teto, tente forrá-lo com gesso. Se a telha esquenta muito, tente por uma camada de isopor 3cm entre a telha e o gesso!
      Boa sorte e obrigado pela visita!

      Excluir
  11. oi rodrigo tenho a mesma situação em casa porem a parede que pega sol fica a sala e cozinha, dá pra fritar um ovo na perde, queria saber em relação a custos de todo esse processo pra ver se consigo convencer o marido a fazer o mesmo que vc minha parede tem 6m x 4m é bem grande. desde de já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela,
      Diante mão eu já te falo que o conforto térmico que vc terá compensa qualquer valor, mas vc só vai perceber isso de fato quando fizer.
      Minha parede era de 7,00x3,00. Acho q dá pra vc economizar se o seu pédireito é de 4,00m, vc coloca o isopor só até 3,00m de altura. Aqui na minha cidade, cada folha de 1x1m do isopor custou R$14,00. Isso o de 5cm. Talvez vc possa testar com 3cm, dependendo do valor... Já a tela de arame tb não é tão cara... Não me recordo mas acho q com tudo, inclusive mão de obra, gastei cerca de R$ 900,00 no máximo.
      Boa sorte!

      Excluir
  12. olá amigo se eu jogar isopor granulado sobre um forro de gesso diminui o calor

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Rodrigo, tudo bom?
    Moro no litoral norte de são paulo, e imagine o calorão que faz, e meu quarto fica pega todo sol da tarde também, pensei em colocar um ar condicionado , porém ainda quero tentar resolver de outra forma que não seja essa, ai estava pensando em por essas placas de isopor ao redor das paredes que pegam sol que no meu caso são 2 uma que pega o sol das 11 e outra que pega o sol da tarde inteira, ai fico na duvida se seria uma boa ideia!
    e se for por precisa chapiscar a parede antes?
    desde ja obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo Nogueira, moro em Vitoria/ES. Minha casa pega o sol da tarde todo. Queria saber quantos porcentos causa o calor. É o calor acumulado em baixo do telhado ou as paredes?
    carlosvassena@hotmail.com

    É um desafio que gostaria de sanar.

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo, preciso urgentemente de sua ajuda. A minha casa parece que estou no microonda. Tenho certeza que pode me ajudar. A casa pega sol a tarde toda. É uma telhado com 2 abas acho que é telha francesa ( aquelas antigas). Qual a melhor maneira de tirar o calor o teto. Tem telha depois a laje. Essa sensação de microonda vem do calor acumulado embaixo da telha e o teto. O melhor é a manta ou isopor. Favor detalhar esse processo. Tenho me identificado como anonimo porque não estou sabendo escolher. Meu email é carlosvassena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou prestes a mudar para uma casa com forro, aquele de madeira e a telha é a de fibrocimento, além das janelas não serem amplas, vou passar muito calor, não é? Solução??
    Agradecida.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Rodrigo,

    Legal voce disponibilizar tempo para auxiliar as pessoas. Parabéns.

    Minha casa pega sol da tarde e a cobertura da laje parece uma estufa também por ser muito próxima da laje.

    Pensei em colocar o isopor conforme sua sugestão, minha dúvida é como devo fazer, que profissional preciso contratar, um pedreiro consegue dar conta?

    Preciso fazer isto em duas paredes de 3,2 x 12 m, dá certo também?

    Só consegui enviar como anonimo. Meu e-mail é: rfsoliveira@terra.com.br

    Rosangela.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Rodrigo tenho o problema do sol da tarde bater em uma parede do meu quarto, fazendo com que o quarto vire uma estufa, devido o quarto ja esta pronto seria possivel folocar as folhas de isopor e tampalas com uma placa de gesso?, ou ficaria estufa do mesmo jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Eu imagino que dÊ certo sim... Faz o seguinte: Cola algumas placas de isopor numa parte da parede q pega o sol e deixa passar a tarde toda. Depois vc coloca a mão e observa se o isopôr ficou quente... imagino que não fique! Daí é só fazer na parede toda e forrar com placas de gesso! Boa sorte!

      Excluir
  20. Olá galera! Estive viajando de férias e por isso andei sumido! Chegando agora e vendo todas essas dúvidas...
    Gostaria de pedir desculpas mas não tenho capacidade técnica para respondê-los. O que escrevo no blog é sempre fruto de pesquisa ou experiÊncias próprias! Essas eu posso compartilhar, mas não sei tudo! Desculpa! Aos que puder ajudar, estarei sempre a disposição!!!
    Muito obrigado pelas visitas!!!

    ResponderExcluir
  21. OLA SERVE PARA ESFRIAR UM QUARTO COM A CASA JA PRNTA,SE EU COLOCAR DO LADO DE DENTRO DE UMA JANELA,SERA QUE DA CERTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do lado de dentro de uma janela? Não entendi!!!

      Excluir
  22. Rodrigo,
    Minha parede parece muita com as das fotos, só que o sol e no piso superior, gostei da sua ideia, mas quais os custos dessa sua meia parede, pois é para uma casa de praia, que não moramos, as vezes é que vamos lá, e fica quente período da tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha parede era de 7,00x3,00. Aqui na minha cidade, cada folha de 1x1m do isopor custou R$14,00. Isso o de 5cm. Talvez vc possa testar com 3cm, dependendo do valor... Já a tela de arame tb não é tão cara... Não me recordo mas acho q com tudo, inclusive mão de obra, gastei cerca de R$ 900,00 no máximo.
      Boa sorte!

      Excluir
  23. Olá Rodrigo, parabéns pela ideia.
    Vou começar a construção de uma casa nova. è melhor colocar o isopor por fora ou por dentro.`Pensei em colocar o isopor de 5 cm por dentro e cobrir com blocos de gesso (7 cm).O que acha?
    Estou na dúvida, pois os blocos de gesso são muito grossos (7cm). Então posso colocar as mesmas placas de gesso utilizada no teto, será que é resistente?
    Desde já agradeço

    Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bem, eu coloquei por fora, assim o calor não alcança a alvenaria. No entanto, já aconselhei a algumas pessoas a fazer como vc, colocar por dentro e forrar com placas de gesso... até agora ninguém postou essa experiÊncia... quem sabe vc será o primeiro? Quanto a resistÊncia tb fico receoso... mas agente só aprende errando não é verdade? Converse sobre isso com o seu gesseiro, ele vai te orientar. Boa sorte!

      Excluir
  24. Parabéns Rodrigo,
    Gosto muito dos seus trabalhos. Fiquei morrendo de inveja dos seus clientes. Se pudesse pagar-te contrataria para corrigir uma série de erros que cometi em algumas reformas. Muito dinheiro gasto e pouca satisfação.
    Gosto de vê, lê e pesquisar sobre arquitetura e teu blog desperta-me ao desafio de buscar realizar o sonho de uma formação nesta área.

    Legal este teu jeito descontraído de falardo que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo (vc não si identificou)!
      Fico muito feliz com esse tipo de comentário. É bem gratificante poder de alguma forma ajudar ou inspirar as pessoas com nosso trabalho! Saiba que demorei muito tempo para começar a faculdade, mas era o que eu queria e finalmente estou fazendo. Antes tarde do que nunca! Não desista, pra mim tb era um sonho, hoje é realidade, só depende de vc!!!
      Abraço!

      Excluir
  25. Olá Rodrigo, boa tarde.
    Meu quarto tem uma sacada toda aberta, daí uma porta grande que dá pro quarto, que fica de frente pro sol a tarde toda. é uma sauna. Agora vou colocar laje, pois ainda é de telha, forrada com gesso (quarto e sacada), mas a entrada do sol vai continuar. Pensei em colocar um janelão de vidro na sacada, que é muito grande, e colocar um veda luz, mas não sei se resolve. Detalhe: é no segundo andar.
    Desde já agradeço, e te parabenizo pelo trabalho e boa vontade em dividir suas idéias. Deus te abençoe!
    Loren - pinheiral/RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recomendo o vidro, pois esse material absorve muito o calor, ainda mais quando recebe o sol assim de frente! Salvo se vc colocar uma cortina black-out, o sol não vai entrar, mas o vento tb não!!!

      Excluir
  26. Olá Rodrigo! minha casa é coberta com telhas de eternit, será que se eu colocar placa de isopor ENTRE o telhado e o forro de pvc vai ou não eliminar o terrivel calor ? desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliminar não vai, no entanto, vai amenizar(segundo relatos postados na net)... Vc tb pode complementar pintando a telha eternit de branco pelo lado de cima. Assim o calor será refletido e não absorvido pela telha...

      Boa sorte!

      Excluir
  27. Rodrigo, peço ajuda:
    Moro em Fortaleza. A minha casa é de esquina, e a parede externa da varanda pega sol durante a tarde toda. Por dentro da casa, principalmente na varanda nós sentimos muito calor. A parede externa da varanda que pega sol à tarde é toda de pedra decorativa. Será que é por causa das pedras que fica muito quente dentro de casa ? pensei em colocar três árvores na minha calçada perto dessa parede para amenizar o calor, mas árvore dá trabalho para limpar, causa muita sujeira. O que você me sugere para colocar nessa parede de pedras para acabar com o calor de dentro de casa ? obrigado pela atenção. Claudemir.

    ResponderExcluir
  28. Veja bem, as pedras recebem o calor do sol o dia todo. Este calor fica armazenado e é liberado devagar, permanecendo quente até a noite! A melhor opção é plantar árvores. Sugiro um Ipê amarelo. Além de bonito, não requer muita manutenção e nem suja muito! Sem contar com o benefício q compensa qualquer trabalho. Uma solução tb rápida e barata é pintar de branco a parede de pedra, assim o calor será mais refletido e menos absorvido. Não resolve, mas ajuda!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  29. boa tarde. me salve meu apto e no quarto andar e minha sala pega sol da tarde inteira e vira uma estufa oque posso fazer para acabar com o calor

    ResponderExcluir
  30. Rodrigo,

    Minha parede passa o sol todo da tarde nos 3 quartos do 1º andar, se eu colocar cerâmica vai resolver, como vc fez com as placas de isopor?
    Grato
    Hermano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cerâmica? O que tem haver? rsrsrs Não, não irá resolver não! NO post tem o passo a passo e muitas dúvidas já foram respondidas aqui, leia atentamente o post e todos os comentários, vai te ajudar! Vlw

      Excluir
  31. Olá, Rodrigo! Meu pedreiro acha que a parede pode fofar! O que você acha?
    Será que existe algum tipo de revestimento que esfria parede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofar? COmo assim? A minha e a do meu amigo que fez tb, até agora estão perfeitas... E não, eu não conheço outro revestimento que esfrie a parede, somente o isopor mesmo!!!

      Excluir
  32. Rodrigo, você tem uma indicação de mão de obra para fazer esse trabalho da parede de isopor? Helena

    ResponderExcluir
  33. Rodrigo, Parabéns pelo blog !!!
    Vou reformar o cafofo que também pega sol o dia todo e fica tão quente que derrete as velas apagadas(imagina),só que no caso a parede externa fica dentro do quintal da casa da vizinha,seria um transtorno fazer essa obra pela casa dela.Gostaria de saber, se eu aplicar o isopor da mesma forma que vc explicou por dentro da casa, também isolaria a temperatura?
    Minha parede é de 8x3 e não tem janelas *detalhe sol de Rio de Janeiro 40° Tks

    ResponderExcluir
  34. Cara sou seu fã! Vc sempre manda bem em tudo o que faz .. Parabéns e divulgue o blog na sala POW

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo
    Estou tentando fazer igual, mas minha parede tem janelas e portas. Ja tirei todo reboco, mas gostaria de saber o tamanho dos parafusos e como eles ficam presos em blocos sem paredes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Augusto! não entendi bem a sua pergunta. Vc leu direitinho o post e observou bem as fotos a postei?

      Excluir
  36. Rodrigo,

    Gostaria de entender como os parafusos se fixaram nos blocos e qual tamanho dos parafusos utilizou.

    ResponderExcluir
  37. Olá Rodrigo. Estou em fase de construção e percebi que terei uma parede de um quarto e o fundo do closet que ficarão de cara para o sol da tarte. Tenho intensão de usar a técnica do isopor do lado de dentro. A parede ainda está sem reboco. Essa seria uma boa opção ou teria outra opção melhor para a ocasião?
    Grato;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre! Cara, a minha experiência foi com o isopôr pelo lado de fora. Em uma de minhas aulas de Conforto Térmico na faculdade, a professora ensinou que quanto mais grossa for a parede, mais difícil da temperatura chegar do outro lado... sendo assim, coloque uma camada de isopor por dentro e faça uma outra parede, formando um sanduíche de isopor. Assim com certeza sua parede ficará fria...
      Obs.: Não pense nos poucos centímetros que irá perder no quarto, pense no resultado final que será muito mais compensador... ou faça como eu fiz e coloque o isopor por fora!!!
      Grande abraço e Boa sorte! Espero que vc volte para relatar sua experiência e os resultados...

      Excluir
  38. Oi Rodrigo!! Mto legal sua idéia!!!
    Já que vc é tão cordial pra tirar dúvidas, responda-nos por favor...
    Moramos num apto e temos esse mesmo problema.. A parede da cabeceira da nossa suíte pega o sol da tarde, portanto, se vc colocar a mão nela no fim do dia, pega fogo..
    Infelizmente nao temos condições de colocar isopor, já que moramos em um prédio.
    A pergunta é a seguinte: se aplicarmos papel de parede, nessa bendita parede, ele pode soltar por causa do calor??
    Desde já obrigado e parabéns pelo trabalho!!
    Cléber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber, não tenho certeza... mas é possível! Mas se for aquele papel de qualidade boa (bobinex), impermeável que a cola é aquele pozinho diluído acredito que segure. Já se for aquele fininho importado q já é autoadesivado, nem precisa a parede ser quente, ele começa a soltar no outro dia...

      Excluir
  39. Parabéns pela qualidade do passo-a-passo e pelas dicas para o pessoal, é difícil achar um blog com qualidade!

    ResponderExcluir
  40. Que argamassa voce colocou nas frestas de 10cm? Dessas que senta lajota ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, a argamassa é a mesma do rebôco. O velho e conhecido cimento+areia+água!!! Não tem segredo!
      Abraço!

      Excluir
  41. Oi Rodrigo muito Boa sua dica, mas eu já tenho a parede rebocada,
    vou ter que rebocar novamente para fazer esse processo?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena Siqueira! Claro que não... pode fazer com a parede rebocada mesmo!!! Apenas certifique-se de prender bem o isopor na parede! Abraço!

      Excluir
  42. olá Rodrigo , a minha parede já está rebocada posso por o isopor sem problemas e onde vc comprou o isopor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Odair! Claro que não... pode fazer com a parede rebocada mesmo!!! Apenas certifique-se de prender bem o isopor na parede! Abraço! O isopor comprei numa loja aqui na minha cidade... é de navegação... mas é o mesmo daquele escolar, inclusive uma amiga minha fez com esse escolar e deu super certo, a diferença é q ele é menor (1,00x0,50)! Depois vou postar a experiencia dela aqui com fotos que ela me mandou! Vlw!

      Excluir
  43. Olá querido. Meu dilema é o mesmo: PAREDE QUENTE. Tenho a idéia de pôr uma treliça e agora tenho essa tua dica do isopor. Só que a minha parede da cozinha fica bem perto do telhado da minha irmã, pois minha casa é no 1º andar, seria impossível pessoas trabalharem em cima do telhado, rs. Colocar uma treliça, creio que seria complicado também. O que faço? Moro num quitinete e tudo fica quente, não só a cozinha. Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde,

    Rodrigo, primeiro parabenizo pelo blog e pelas dicas, também vou construir e o arquiteto tinha me falado da questão de parede quente e que para isso poderia construir com fiada de 2 tijolos, só que essa sua alternativa é bem mais em conta.
    Minha duvida é saber se a tela fica na parede para receber o reboco junto ou ela é retirada após o chapisco ?

    Att
    Tarcisio

    ResponderExcluir
  45. Olá Tarcisio! Rapaz, a tela permanece sim. É ela que vai segurar o reboco! Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  46. Olá Rodrigo,gostei muito da sua idéia e vou fazer na parede do quarto de minha filha,que como a sua toma todo o sol da tarde se transformando num "forno",minha dúvida é: Na parede do quarto tem uma janela de 50cm de largura por 1,20 de comp. Se depois que fizer esse revestimento com isopor seria bom colocar um toldo na janela? Essa tela pode ser a quem tem os furos maiores? É bem em mais conta do que essa com furos pequenos 50% do valor, os furos são duas x maiores.

    Sua idéia é maravilhosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de uma resposta rápida pois pretendo inciar tudo agora no fim de semana. Valeu!!!!

      Excluir
    2. Outra dúvida qual o tamanho do parafuso que vc usou?

      Excluir
    3. Olá Neide! Olha a tela deve ser a pequena mesmo pois é ela que vai ajudar o cimento a aderir no isopor. Quanto ao parafuso, não sei te precisar o tamanho, mas ele deve ser o tamanho suficiente para segurar na parede e ficar com a cabeça para fora para amarrar o arame que vai segurar o isopor!
      Boa sorte e depois volte aqui para comentar sua experiência!

      Excluir
  47. Aqui na minha cidade um cidadão construiu utilizando blocos de concreto e antes de concretar a laje encheu as paredes (que ficaram ocas por conta dos blocos) com farelo de isopor, Estou no paraná onde o verão é quente e abafado e o inverno é de congelar, a casa dele é muito mais agradavel termicamente que a minha (construida de maneira tradicional com tijolos de ceramica), não sei se é por causa dos blocos de concreto ou se é pelo isopor. É um caso a se estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Rapaz, com certeza é por conta do isopor que é um bom isolante térmico. Muito obrigado por deixar aqui seu depoimento, que com certeza vai contribuir para alguém que esteja com problemas de temperatura!!!
      Vlw!

      Excluir
  48. Caro amigo por favor me tire a seguinte dúvida? a minha parede é voltada para o lado do sol no período da tarde a medida da parede é 15m de comprimento por 3m de altura, a referida parede estar toda rebocada, é possivel colocar as placas de isopor sem que haja necessidade de rebocar novamente? e quanto ao espaçamento de 10cm é obrigatório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema algum Paulo, o procedimento é o mesmo! Quanto ao espaçamento, não ele não é obrigatório... apenas acho q ficará mais aderente com ele... sugiro que vc apenas diminua para 5cm ao invés de 10cm... Boa sorte e publique aqui o resultado! Abraço!

      Excluir
  49. Bom dia, tudo bem? Meu apto pega o sol da tarde nas paredes da sala e um dos quartos. Estava pensando em colocar gesso acartonado e, entre as placas de gesso, placas de isopor sendo por dentro do imóvel. Perderia um pouquinho de espaço mas pra sanar esse problema vale. Gostaria de saber se isso reduziria a temperatura do ambiente. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho plena convicção que reduziria sim, porém nunca fiz e já aconselhei várias pessoas a fazerem e voltarem aqui para postarem o resultado... mas ninguém voltou pra comentar... Espero que vc seja o primeiro! Abraço e Boa sorte!

      Excluir
  50. Olá Rodrigo, gostei muito de suas dicas enfim meu quarto tem 2 janelas de 1m cada e o sol bate a tarde toda já gostaria de saber se eu fizer esse processo isopor+gesso é preciso também colocar toldos nas janelas ou cortina com blac-aut resolve? eu vou postar o resultado assim que fizer pois pretendo me mudar agora no final de janeiro, e fica a dica ai pessoal postem o resultado pois é bom para oRodrigo e para os leitores também um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza a cortina com blackout irá resolver sem afetar a fachada com o toldo!!! E sim, postem sim os resultados obtidos, ajudaria a todos!!! Abraço!

      Excluir
  51. Caro amigo, como fez para prender a tela ao isopor? Preciso fazer isso na minha casa com urgência!!

    ResponderExcluir
  52. Bom dia Rodrigo, meu amigo por favor me ajude com esta duvida. Pois a minha esposa acha que não vai dar certo, aqui na minha casa as parede da frente e laterais recebem sol o dia todo e no fim da tarde e da noite é impossível ficar dentro de casa. E estou pensando muito em utilizar esta solução que você utilizou.
    Mais a minha esposa acha que irei gastar dinheiro a toa.
    Pode me auxiliar por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz Ednei, eu não sei como convencer a sua esposa, eheheh. Basta ver as fotos que postei, ou seja, não é só uma teoria, as fotos provam e eu garanto! A parede do meu quarto por dentro está friinha friinha, como se nunca pegasse sol. Mas, faça o seguinte... compre apenas uma placa de isopor com 5 cm de espessura e fixe vc mesmo na parede pelo lado de fora. Depois aguarde o sol da tarde baixar e então vá por dentro de casa e peça que sua mulher coloque a mão no exato local onde o isopor está! Depois comente aqui! eheh

      Excluir
  53. Olá Rodrigo, boa tarde!
    Primeiramente parabéns e obrigado pela disposição!

    Gostaria de saber qual a mão de obra necessária pra executar isso, precisa ser especializada ou um bom pedreiro resolve?

    Também não entendi muito bem o que vai segurar a rede de arame? São queles ferrinhos que estão ligados a ponta dos parafusos? Aguenta o reboco mesmo? (haha)

    Valeu! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando Lima!
      Olha, não precisa de mão de obra especializada não. Meu pedreiro fez isso pela primeira vez, assim como eu. Logo, um bom pedreiro resolve. Enquanto a tela de arame, sim, são os ferrinhos que seguram ela! Até hoje meu reboco está perfeito! Boa Sorte!

      Excluir
  54. Olá excelente post! Gostaria de saber se o reboco não sofreu rachaduras?

    ResponderExcluir
  55. Rodrigo, boa tarde. Parabéns pelo blog e pelo ato de solidariedade em compartilhar seus conhecimentos e suas experiências conosco. Seu passo a passo é bastante didático e certamente ajudará muitos de nós. Gostaria de te fazer uma pergunta, se me permite. Você lembra o tipo de tela de arame que usou (tamanho da malha e fio)? Existem várias medidas e eu gostaria de saber qual a mais apropriada. Nós estamos construindo nossa casa e esperamos conseguir fazer uma parede semelhante a sua ainda neste mês. Um abraço e mais uma vez, parabéns pelo blog e pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marn, acho q não estou respondendo a tempo... mas espero que vc tenha acertado aí no tamanho da malha... não sei te especificar o número, mas é essa de galinheiro, tanto a maior como a menorzinha dará certo!!!
      Abraço!

      Excluir
  56. Olá, Rodrigo!!
    gostei muito dessa ideia!. Parabéns!!
    Eu moro em um apartamento que pega o sol da tarde, a parede da sala e de um dos quartos esquenta muito. O apt fica no 3º andar, queria saber se colocando apenas as placas de isopor do lado de fora, sem rebocar a parede, resolveria o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mas e quanto a estética? Isso não te incomoda? Se não, não tem problema, pois o mais importante é o isopor... dá certo sim!
      Boa sorte!

      Excluir
  57. Boa dica Rodrigo, gostaria de saber se o reboco não trinca ou se solta, pois onde moro tem um fluxo razoável de carros e ônibus,o que gera uma trepidação.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leyser, o meu reboco está perfeito até hoje... já as trepidações que ocorrem aí, não sei... já causou algum dano no seu reboco comum ou no gesso?

      Excluir
  58. Parabens, nao consigo encontrar isopor 1x1, poderia usar aqueles que vendem na papelaria 1,00 x 0,50 (50mm) e colar de duas em duas pra ficar no tamanho 1x1 (sera que com o mesmos 4 parafusos e a cada duas placas coladas, aguentam o reboco, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginaldo!
      É a mesma coisa... só dá mais trabalho...! Mete brasa!
      Abraço!

      Excluir
  59. Olá Rodrigo parabéns pela sua ideia, você sabe me dizer se alguém, fez a experiência de colocar o isopor e placa de gesso pelo lado de dentro e deu certo? desde já obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, blza? Rapaz, até agora ninguém deu retorno. A galera só pergunta, pergunta, pede ajuda, mas voltar aqui pra trazer essa informação ninguém volta!!!

      Tô aguardando ainda!!!

      Excluir
  60. Rodrigo, fiquei muito interessada nesta parede de isopor, e me agradou a ideia de colocar por dentro, já que é um sobrado... O quarto dos meus filhos parece uma sauna no verão e um freezer no inverno. Corro o risco de ficar mais frio ainda, no inverno? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra! Tenha certeza que não viu... vai esfriar no verão e aquecer no inverno pois o isopor protege da temperatura externa, seja ela quente ou fria! Quando fizer, deixa um depoimento aqui! Boa sorte!

      Excluir
  61. Muito legal sua dica Rodrigo... Tenho uma parede aqui que pega sol no verão a tarde todinha, um forno, e no inverno que deveria pegar não pega, ai a casa fica gelada, sala e cozinha juntos... Acho que vou fazer isso que vc fez. Vai dar uns 11x3. Será que com isso a casa vai ficar mais fresca no verão e menos fria no inverno? Obrigado

    ResponderExcluir
  62. Rodrigo, chapas de 2,5cm tbm resolve? Pq aqui a chapa de 2x1,20x50mm sai 40,00 e a de 1x1,2x25mm sai 9,90...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a espessura não sei, fiz com 5 cm... mas te digo q o investimento vale a pena!!!!

      Excluir
  63. Olá Rodrigo, antecipadamente peço desculpas pela minha ignorância nas perguntas que vou fazer, pois não entendo de construção e deixar aqui meus parabéns e gratidão por compartilhar seu conhecimento. Bom, tenho problemas sérios de calor que vêm da minha laje (telha de fibrocimento) e de 3 paredes que pegam sol diretamente. Esta parede que você fez com reboco comum protege o isopor de problemas como cupins, mofo ou até mesmo a deterioração do isopor? Ouvi falar de um produto chamado Vermiculita, seria conveniente usar este produto e pintar o isopor antes de fixá-lo na parede ou somente o reboco já protege o isopor de infiltrações, fungos, cupins, etc.? Outra pergunta, o reboco que você fez sobre o isopor está firme, ajudaria passar vedapren branco ao invés de reboco? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oziel, quem pede desculpas pela ignorância sou eu... não sei te falar, até porque não tenho problemas com pragas aqui, nem sabia q cupim atacava isopor... Já os fungos, esses sim aparecem devido a umidade no local mediante infiltrações. O Vedapren ajudaria sim a proteger da umidade, no entanto eu acho que um reboco bem feito resolve, afinal se a parede é tão quente assim, é difícil que haja umidade por fatores meteorológicos... a não ser algum cano estourado... Abraço!

      Excluir
  64. olá rodrigo, não estou conseguindo achar essas placas se isopor 1,0x 1,0 com 5cm de espessura a loja em que vc comprou essas placas vendem pela internet se não vc pode me dizer o nome da loja ou o telefone, aguardo sua resposta, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Odair, vc não disse onde mora... só sei aqui na minha cidade... interior do Ceará. Mas olha, em papelarias tem, talvez não de 1,0x1,0, mas dá certo tb, só dá mais trabalho!!!

      Excluir
  65. olá rodrigo, não estou conseguindo achar essas placas se isopor 1,0x 1,0 com 5cm de espessura a loja em que vc comprou essas placas vendem pela internet se não vc pode me dizer o nome da loja ou o telefone, aguardo sua resposta, obrigado!

    ResponderExcluir
  66. Olá Rodrigo
    Vou fazer este procedimento em minha parede... gostaria de saber se somente chapiscando terá algum problema... se a parede vai esfriar menos?
    Detalhe é que vou fazer isso no 2º andar na parede de meu quarto que pega sol o dia todo, ela não é chapiscada " somente o tijolo exposto ".
    É tão quente que a parede esquenta a ponto de doer a mão um pouco. Um exemplo da temperatura, porque testei, é igual a colocar um copo de água no microondas por 30 segundos.
    Queria também um conselho quanto ao teto que é de madeira" um forrinho simples ", esquenta muito, me aconselharam a colocar gesso e sobre o gesso colar placas de 4cm de isopor em cima.
    Será que resolve algo, se puder me ajudar agradeço!
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafhael!
      Rapaz, não precisa nem chapiscar se não quiser... basta colocar o isopor e já vai ver a melhora!!! O reboco é só pra efeito estético! Quanto ao teto de madeira, qual é o seu tipo de cobertura? Telha cerâmica? Fibrocimento? As telhas claras refletem melhor os raios solares, ao contrario das escuras, que absorvem...

      Excluir
  67. Ola, minha laje esquenta muito,esta insuportavel de ficar em casa, vc me recomendaria,forro de isopor ,ou colocar o isopor por cima da laje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza colocar o isopor por cima da laje, pois assim o calor nem chega na laje!!!

      Excluir
  68. Boa Tarde Rodrigo,
    Tudo bem?
    Amigo achei sua ideia fantástica, desde ja gostaria de parabeniza-lo.
    Estou pensando em fazer essa mesma experiencia no meu quarto, mas antes tenho 2 dúvidas e gostaria de um ajuda.
    1 - Você utilizou argamassa de qual tipo? Tenho medo de não segurar no caso de uma chuva intensa.
    2 - Entre um isopor e outro há uma distancia de 10 cm, nesse espaço não passa calor para a parede do lado interno da casa?
    Obrigado novamente. Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor,
      A argamassa é normal: cimento+areia+água, a mesma q vc rebocou a casa toda... eheh
      Quanto aos 10cm, pode ser menos(5cm), fiz com 10cm para economizar na quantidade de isopor. Só não pode colar pq aí sim o reboco poderá soltar...
      Depois volte aqui pra relatar sua experiência... !
      Boa sorte!

      Excluir
  69. Meu nome Fábio, Gostaria de saber se a ideia de colocar as placas de isopor foi sua ou posso contratar esse serviço com algum profissional?

    Poderia me ajudar como devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio. Na verdade essa ideia partiu de um amigo. Daí foi só conversar e explicar direitinho a um bom pedreiro e tá resolvido!!!

      Excluir
  70. Olá Rodrigo, eu quero fazer isso... mas não posso colocar 5 cm de isopor, vai engrossar demais a parede e isso pode desalinhar com todo o resto da parede que não terá isopor... qual efeito teria se eu colocasse 2,5 cm com distancia entre cada folha de isopor de 5 cm??? e se ainda esquentar... vai ser muito menos que antes ou quase nada... não é???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que os 2,5 cm do isopor que vc colocar já vai ajudar bastante a amenizar o calor! Quando vc fizer, dá uma passada aqui pra contar sua experiência!
      Boa sorte!

      Excluir
  71. Olá adorei seu projeto mas gostaria de ver essa mesma parede nos dias de hj seria possivel postar um foto ressente ?
    Quero ver se o cimento continua durinho e sem rachaduras.
    Ah e outra coisa no frio como ele dentro do interior geralmente bem mais frio que outros ambientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ary! Posso tentar ir até lá atrás pra fazer a foto. O problema é que estamos em época de chuvas e tem muita lama no terreno aqui atrás... mas vou ver se rola... mas já posso adiantar que tá perfeito, pode confiar!

      Excluir
  72. Oi Rodrigo! Tenho uma loja, tem 1 porta bem larga de vidro, o problema é que a maioria parte do dia a parte de dentro da loja fica super quente. Vc teria alguma ideia para não esquentar muito?
    Vc tem Facebook?

    ResponderExcluir