Procure aqui um assunto do seu interesse:

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Piso Renovado com Vinílico

Olá pessoal!

Quem mora em apartamento sabe o quanto é complicado fazer uma reforma! E ainda mais quando envolve quebra-quebra de piso. Nossa! As vezes é um pesadelo para você e também para os vizinhos que terão que aguentar o barulho e todos os transtornos oriundos de uma obra.
Sempre fui apaixonado pelo visual dos piso vinílicos que imitam madeira. No entanto, os preços não são lá muito convidativos para o meu modesto padrão de vida e a mão de obra tem que ser especializada. Afinal, não queremos correr o risco de comprometer um investimento significativo contratando qualquer um para fazer o serviço.
Recentemente fui convocado para tentar solucionar um probleminha no apartamento de uma prima minha que está esperando seu primeiro filho, o Murilo. Pois bem, o quarto era amplo e arejado. O problema era o piso: uma cerâmica bege antiga com rejuntes largos e cinzentos. Mas o pior foi que os antigos moradores ao retirarem umo antigo armário projetado, deixaram uma marca no piso remendada com uma cerâmica de outra tonalidade. E era mesmo na entrada do quarto. A futura mamãe tem planos para trocar o piso do apartamento inteiro, mas não de imediato. Sendo assim teríamos que arranjar uma solução rápida e econômica para o problema. 
É aí que eu entro. Vejam como estava o piso:


Pesquisando pela net, encontrei um material que era chamado de piso vinílico num valor bem em conta: R$16,90 / M². Eu sabia que não poderia esperar grande coisa, mas achei que serviria para o que eu estava pensando. Fiz a compra pelo site e esperei. Fui muito bem atendido pela revendedora que até me mandou amostras de outras tonalidades do material. Bem, ele é tipo uma lona ou tapete vinílico fino e flexível, mas bem resistente.

Estendi no chão para estudar como seria a aplicação. A recomendação era ser aplicado com uma cola específica, porém sairia bem mais caro e sem contar o cheiro forte. E o piso deveria ser liso e não com esses desníveis do rejunte excessivamente largos. Então pensei que poderíamos só estendê-lo como um grande tapete, mas assim poderia ficar "virando", ou mesmo alguém tropeçar na emenda. Foi aí que resolvi recorrer a velha cola PVA branca.

Espalhei a cola com o auxílio de um rolo de pintura. E depois foi só estender o vinílico em cima cobrindo todo o piso do quarto. Finalizando com um corte de estilete junto ao rodapé de alumínio existente. E não é que ficou bom?

O resultado ficou bem satisfatório. Tomando alguns cuidados como não arrastar os móveis nem jogar coxias de cigarro, ele deve durar bastante. Para limpeza, apenas o tradicional pano úmido com um pouco de detergente. O custo total para os 12,00m² (tamanho do quarto) foi cerca de R$ 300,00. Sem barulho, quebra-quebra nem sujeira. Gastei no máximo umas 3 horas para concluir tudo! E aí, alguém se anima?


Aos que estão esperando, próximo mês ficará pronto o quarto da minha filha. Ainda não postei porque falta o enxoval. Já está pronta a marcenaria, iluminação, papel de parede e até o berço já montei. Então, aguardem o post "O Quarto de Letícia". Abraço a todos e até a próxima!

25 comentários:

  1. Nossa Rodrigo amei o resultado, resolvei bem o problema, e o custo benefício foi super legal!

    Amei, amei

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Ola Rodrigo! Gostaria de saber qual foi o site em que voce comprou o vinilico? Desde ja agardeco e parabens pelo seu trabalho! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adilson! Rapaz foi no Mercado Livre... mas taqui o site... http://rainha.loja2.com.br/

      Excluir
  3. Parabéns solução barata e bonita!
    Abç

    ResponderExcluir
  4. Amigo, vc sabe me dizer a espwssura desse seu Piso? Pergunto pois vi que tem desde 0,7mm até 2mm... Seu Piso ficou com o quadriculado das lajotas?

    ResponderExcluir
  5. Queria saber em que sai-te conseguiu compra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561315892-piso-vinilico-em-manta-decorflex-piso-emborrachado-_JM

      Excluir
  6. Olá Rodrigo, como já faz um bom tempo que instalou esse piso e pretendo fazer o mesmo... gostaria de saber se a cola foi mesmo aprovada pra isso ok?
    Obrigado,
    Ribeiro.

    ResponderExcluir
  7. Beleza Rodrigo!
    A cola PVA ficou ou não aprovada com o passar do tempo em que foi colocado o piso?
    grato.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, tenho esse problema com rejunte largo no meu banheiro, fica triste, tenho que está jogando o água sanitária direto, tem como passar um piso cobrando a cerâmica antiga, ficando uma superfície lisa e ao mesmo tempo resistente a água, pois se trata de banheiro.
    Grata

    ResponderExcluir
  9. Oi rodrigo! me encontrei no seu post! comprei o vinilico no madeiramadeira.com.br, o material chegou e até que me suprrendi, quero aplicá no banheiro e na cozinha, meu piso é muito igual da sua cunhada, com desniveis no rejunte e a minha duvida é a cola pva deixou nivelado para depois de um tempo não marcar o vinilico? pq todos falam numa preparação do piso antes da cola, assisti uns videos que misturam cola pva + cimento e água para nivelar? como está o piso da sua cunhada aplicando somente a cola? Obrigada :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se comprou no madeiramadeira, deve ser um diferente... Sugiro que siga as instruções de aplicação da embalagem. Agora vc tem que regularizar sim o piso antes de aplicar, pq senão fica uma marquinha, como ficou no da minha prima. Depois me manda que eu posto pra gente ver como ficou o seu antes e depois... Boa sorte!

      Excluir
  10. Aguardo suas fotos do antes e depois!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, gostaria de trocar mais ideias com voce sobre o piso vinilico. Seria possivel voce me passar seu email?
    Daniella

    ResponderExcluir
  12. ESSE PISO É CONFORTAVEL DE PISAR? ELE DESCOLA FACIL.. ELE TEM 0,07MM ELE É MUITO FINO.. O QUE VC ACHOU DELE..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,ele é confortável sim, mas é bem fininho mesmo... no meu caso foi uma opção baratinha que a curto prazo funcionou e bem no estilo "faça vc mesmo". Mas vc pode potencializar essa experiência utilizando um vinílico mais grosso e/ou regularizando o piso antigo antes da aplicação.

      Excluir
  13. OI Rodrigo, a emenda do piso como ficou, vocÊ colocou algum tipo de selante!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A emenda ficou boa, quase imperceptível... não coloquei selante... mas recomendo obrigatoriamente nivelar o piso pq senão fica o rejunte quadriculado bem marcado... fora isso tá ótimo.

      Excluir
  14. com o vinilico ficou bonito, mas antes também estava bem bacana com este rejunte de cor grafite

    ResponderExcluir
  15. oi antonio como está seu piso,

    https://www.madeiramadeira.com.br/piso-vinilico-em-manta-scandian-home-0-7mmx2-00m-146252.html

    estou querendo comprar esse também da madeira madeira
    e ele te dá duas indicação de material para usar antes a cola pva branca e a cola para piso venilico. como vc fez no seu?

    ResponderExcluir
  16. ha meu nome é Fabiana ta

    ResponderExcluir
  17. Anônimo14 de outubro de 2014 09:27

    Oi Rodrigo, que bom que respondeu! estava curiosa sobre as marquinhas mesmo! eu comprei neste link, paguei super barato, e gostei do material, para pegar o desconto o mínimo é 25m², também fui muito bem atendida no 0800 da loja, atende prontamente, mas ele sugerem no 0800 bem como nesta página:
    - PVA: para regularização do piso.
    - Acrílica: para fixação do piso.


    oi ANONIMO gostaria de saber como ficou o seu piso que foi comprado na loja madeira madeira

    ResponderExcluir