Procure aqui um assunto do seu interesse:

terça-feira, 26 de abril de 2011

Umidade e Salitre, Aprenda a Evitar e Corrigir

Olá pessoal, gostaria de deixar uma dica importante sobre esse assunto, levando em consideração algumas experiências e um pouco de conhecimento.
 Manchas e bolhas na pintura, reboco descascando, mofo na parede... Hum, isso é um sinal de problemas!!!   Possivelmente a causa é a umidade natural do solo, ou melhor dizendo, o famoso e popular SALITRE.
Muitos apontam erradamente como culpado o alto teor de sal na areia ou tijolos utilizados na construção. Na verdade, isso acontece devido a má ou total falta de impermeabilização do alicerce!

COMO EVITAR

Para se ter uma casa com paredes sequinhas e saudáveis, é necessário PREVENÇÃO. Isso deve ocorrer no ato da construção da casa. Mais especificamente na fase de alicerce. É necessário impermeabilizar tanto o concreto (cinta ou anel) quanto a alvenaria em contato com o solo (paredes). Adicione VEDACIT no concreto e na argamassa de assentamento. Após o tempo de secagem da cinta de concreto, deverá ser aplicada a pintura asfáltica (eu recomento o FRIOASFALTO, vendido em lojas de material de construção) cobrindo-a por completo como um "U".


Só então, depois de seca, é que a alvenaria poderá ser iniciada, pois dessa forma, criou-se uma barreira que não permitirá que a umidade suba pela sua parede por capilaridade. Recomendo ainda que as três primeiras fiadas de tijolos sejam pintadas com o mesmo produto para garantir que sua parede ficará realmente protegida. Pronto, seguindo esses passos, você evita problemas e despesas breves ou futuras.

Obs. A foto postada é da construção da minha casa, veja a data, 2007, e até hoje, não há sinal de salitre por aqui.

Mas se você não Previniu, o jeito agora é Remediar!

COMO COMBATER
  
Se a impermeabilização do alicerce não foi feita no início da obra, o jeito é recuperar as áreas afetadas.
Remova cerca de 1,00 metro de altura o reboco da parede até chegar no tijolo. Limpe com escova e aplique o VEDAJÁ ou FRIOASFALTO em 3 demãos cruzadas, esperando sempre a completa secagem de cada uma antes de aplicar a seguinte. Também recomendo rebocar com uma argamassa aditivada com impermeabilizante VEDACIT.


32 comentários:

  1. A imagem que você postou da pintura da parede com VEDAJÁ me deixou uma dúvida, aquela cor preta no chão é o que? É o piso mesmo ou é o frioasfalto?

    ResponderExcluir
  2. O preto no chão é apenas um plástico que proteje o piso. Pra não fazer muita sujeira entende??? Espero ter ajudado e obrigado pela visita amigo!

    ResponderExcluir
  3. e aí amigo, tudo bom ?? começei construir a minha casa e na hora de fazer a fundação encontrei água enbaixo do terreno, desanimei com isso, pois essa água sobe pelas paredes, será que se eu usar o VEDACIT e o NEUTROL no alicerce vai rsolver esse problema ?? e a fundação da sua casa, vc tambem econtrou água ?? desde de já agradeço à atenção, valeu irmão !!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cleilson,
    Olha, eu não encontrei água na fundação da minha casa não. No entanto o lençol freático aqui na minha região é bem raso, ou seja, encontrei água na hora de cavar o poço. No seu caso, seria bom fazer uma sondagem do solo para calcular bem o tamanho das sapatas (aconselho 80x80x60). Olha, eu aconselho sim o uso dos impermeabilizantes. Não esqueça de seguir corretamente o modo de aplicação e certamente que ele bloqueará a subida da água para suas paredes! Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. valeu rodrigo, a água que eu encontrei foi no poço que abre até chegar na pedra para fazer a sapata, deve ser o mesmo caso seu. Qual o modo correto de usar o impermeabilizante ?? misturo ele direto no concreto do alicerce ??

    desculpe-me o incômodo !!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cleilson!
    Siga as instruções da embalagem... no post acima tb vem ensinando! Tem inclusive fotos... o impermeabilizante vai na cinta de amarração e depois nas 3 primeiras fileira de tijolos e não no concreto da sapata! Leia direitinho!!!
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olá, fiz tudo isso e o salitre surgiu logo acima do reparo, olha que tirei 1,20 de altura de reboco.
    O que fazer agora?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Anônimo!
    Infelizmente se vc não impermeabilizou a cinta no momento da construção, tudo que vc fizer daqui pra frente será apenas paliativo, pois a umidade irá subir até aflorar...
    Um caso mais drástico seria vc ir quebrando a parede na base da cinta e ir impermeabilizando aos poucos, senão cai tudo. Fale com um bom pedreiro, ele vai entender o q estou falando... Obs. Antes Tenha a certeza de q a umidade vem de baixo, pois se for parede colada com parede possa ser q venha de cima,ou do vizinho...!!!

    Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Rodrigo,
    A parede externa do meu quarto e salão está com salitre, não sei é por causa de uma fossa do vizinho ou se é devido ao solo. Na parede do salão meu marido colocou duas fileiras de piso cerâmico. O piso vai impedir que o salitre "aflore"? O que você indicaria, usar impermeabilizante ou o piso?

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Rodrigo, o meu problema é que construí em terreno úmido e não efetuei nenhuma impermeabilização no alicerce e a parede que subi é de tijolinho à vista e eles estão se desfazendo principalmente nas paredes internas. Você teria alguma dica, para remediar?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Rodrigo.

    Foi de excelente ajuda. Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem, moro em um sobrado e não tem umidade,bate sol o dia inteiro, não tem mofo e todos os cômodos estão esbranquiçados, desapareceu a cor, o q fazer?

    ResponderExcluir
  13. Onde a capilaridade é muito intensa (umidade e sal) os produtos citados não são eficientes. Em 2 anos volta a ter problema. Assentar na parede revestimento cerâmico de costas (o lado esmaltado fazendo contato com a parere e argamassa) foi o solução que adotei para eliminar o problema. Note que as paredes de sua casa que estão revestidas não apresentam o problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre!
      Meu pedreiro recomenda justamente o que você comentou, colocar cerâmica no alicerce. Não entendo de construção, mas achei estranho o seguinte, a parede sobre as cerâmicas teria aderência? Ficaria grudada? Porque a cerâmica é lisa, entende? E irei construir casa com estrutura para lage.
      Você tem fotos de quando fez o seu serviço?
      Abraço

      Excluir
  14. Oi Rodrigo estou adorando suas dicas, mas será que pode me ajuda? Tenho uma casa em regiao dos lagos no RJ, e acho que o aterramento nao foi o adequado e a casa tem uma umidade ascendente e no piso tbem fica umido, vc tem alguma sugestao para mim?

    ResponderExcluir
  15. me responda a essa questão que não encontro em lugar nenhum, tenho uma parede com umidade, estou pensando em fazer o seguinte: lixar a parede e pintar a parte com neutrol, aí vem a segunda dúvida, que tinta passar por cima do neutrol? obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Ola Rodrigo,tira-me uma duvida,se possível.Na minha casa o salitre aparece em todas as paredes por volta de um metro de altura,já retirei todo o reboco por duas vezes aplicando impermeabilizante em toda a parte sem reboco,por toda a casa,e sempre depois de alguns meses volta tudo de novo,tem solução? Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo, eu vou construir em um terreno que era o antigo matadouro municipal,e nesse terreno foi utilizado muito sal ao longo de anos para salgar couros. Agora já se passaram uns 6 anos desde a desativação. Posso construir nesse terreno usando suas dicas de impermeabilização?

    ResponderExcluir
  18. Ola Rodrigo! Eu tenho um terreno q tem muita umidade e salitre alguns pessoas falam q e ureia p q fica proximo a um bananal, e ai e o mesmo processo?

    ResponderExcluir
  19. ola rodrigo!gostaria de saber se tem que aplicar o vedacit e o frioasfalto ou se so um produto resolve?

    ResponderExcluir
  20. rodrigo quanto tempo a pintura asfaltica tem q secar para comecar a fazer a alvenaria das paredes

    ResponderExcluir
  21. Olá, Rodrigo. Tenho problema com salitre em minha casa e vou seguir sua orientação com relação ao frio asfalto. Depois de aplicado, qual o tempo de secagem para aplicar o reboco com vedajá? Posso aplicar o reboco direto sobre ele, ou preciso utilizar mais algum produto?

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal!
    Moro em Juazeiro-BA e aqui o danado do sal parece um motor serra, come tudo....

    Nos próximos meses irei construir minha casa e a preocupação é o sal. Queria saber se a lona preta sobre o alicerce resolve? Um pedreiro me disse que também se coloca cerâmica para depois levantar as paredes? É isso mesmo?

    De uma coisa já sei,irei blindar ao máximo. Fico aguardando orientações, obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite!
    Existe umidade ascendente no chão?
    Desde 04/02 estou com meu piso do banheiro quebrado. ...não estamos usando o banheiro e, no entanto, continua molhado o cimento. Acabei de secar com o secador e 40 min depois estava molhado novamente. ... o que fazer? ?????? Isso é possível?

    ResponderExcluir
  24. BOM DIA AMIGO QUERIA SABER COLOCANDO UMA LONA , ANTES DE FAZER ALVENARIA SE FICAR BOM MSMO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Colocar uma lona? Não entendi como seria esse procedimento! O mais parecido com "colocar uma lona" seria impermeabilizar com manta, mas isso é um pouco caro e dá muito certo!
      Abraço

      Excluir
  25. Me oriente, por favor... construí minha casa tem 1 ano e meio e ela está entre dois terrenos sem construção. Após um longo de período de chuvas, nas paredes que estão em contato com o terreno vizinho, surgiram bolhas na pintura e noto que estão começando a soltar... neste caso, o que me aconselha?

    ResponderExcluir
  26. Olá amigo, estou fazendo minha casa, já fiz o alicerce e a sapata, mas não usei nada, falta colocar o bloco agora em cima da sapata ja, oq fazer antes d colocar o bloco? Por favor mim explique direitinho

    ResponderExcluir
  27. queria construir uma casa onde jogava bastante sal o q posso fazer

    ResponderExcluir